FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL 7
Notícia - 07/05/2019 às 15:55:24
PROGRAMA DE ATENDIMENTO GRATUITO A PORTADORES DE PÉ DIABÉTICO
Objetivo é identificar, classificar, orientar e acompanhar pacientes com pé diabético e colaborar para diminuir o número de amputações dos membros inferiores. Atendimentos são gratuitos e podem ser agendados por telefone

Por JÚLIA ALVES
BELO HORIZONTE, MG
Clínica-Escola de Enfermagem da Newton oferece atendimento gratuito a portadores de pé diabético (Foto: Divulgação )
A partir de 03 de abril, a Clínica-Escola de Enfermagem da Newton, que normalmente oferece atendimentos gratuitos voltados para a saúde da mulher, da criança e adolescente, do homem, do idoso, do trabalhador e medicina alternativa (acupuntura), passará a atender também a pacientes portadores de pé diabético, uma das complicações mais comuns  de quem sofre de Diabetes Mellitus (DM) e uma das mais dramáticas também, pois pode levar até a amputações de membros inferiores. A iniciativa faz parte do programa de extensão “Caminhando com a Vida”, que visa identificar, classificar, orientar e acompanhar pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 e tipo 2, com diferentes níveis e tipos de neuropatia diabética, ajudando-os a prevenir ou reduzir o ritmo de evolução dessa complicação. Os atendimentos são gratuitos e prestados mediante cadastro e agendamento prévios, pelos telefones (31) 3516-2631 ou 98440-4114.

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo (IDF), com cerca de 12,5 milhões (7%) de brasileiros afetados e, segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2016, 406.452 pessoas morreram no país em decorrência da doença. O número de amputações provocadas pelo diabetes também é preocupante: só em 2017, foram 12.748. “Mas 
muitas amputações causadas pela diabetes poderiam ser evitadas se houvesse mais informação e prevenção”, alerta o Dr. Luiz Henrique Diniz Miranda, responsável pelo novo programa da Clínica-Escola de Enfermagem da Newton.  “O portador de DM precisa saber o que é o diabetes, as causas e os riscos do não tratamento adequado. Um exame periódico dos pés pode identificar precocemente as alterações, permitindo o tratamento e evitando o desenvolvimento de complicações”, explica médico endocrinologista e mestrando na área de Diabetes.  “O portador de pé diabético precisa de prevenção e atenção, justamente o foco da Clínica-Escola de Enfermagem da Newton”, completa, lembrando que prestar atendimento na área de saúde totalmente gratuito aliado à formação de profissionais é um diferencial da Newton.
 

Serviço – programa Caminhando com a Vida
 

O que é:
 atendimento gratuito oferecido a portadores de pé diabético por alunos e professores do curso de Enfermagem da Newton. Os pacientes passarão por avaliação clínica e receberão orientações para o autocuidado com sua saúde.

Local de atendimento:
 Clínica de Enfermagem da Newton Paiva (Rua Marechal Foch, 35 - Grajaú, Belo Horizonte – MG)


Público alvo
: pacientes com diabetes tipo 1 ou tipo 2


Responsável pelo acompanhamento:
 Dr. Luiz Henrique Diniz Miranda


Horários de atendimento: 
às quartas-feirasdas 14h às 16h, às sextas-feiras, das 8h às 12h e aos sábados das 9h às 13h


Início dos atendimentos:
 03/04/2019


Agendamento da consulta pelos telefones
: (31) 3516-2631 ou (31) 98440-4114
 

Clínicas-Escolas da Newton: bom para os alunos, melhor para a comunidade
 

Além da Clínica de Enfermagem, a Newton Paiva tem outras 6 clínicas e oferece tratamentos e acompanhamentos nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Estética, Odontologia e Medicina Veterinária. O serviço está disponível para toda a comunidade, sem restrições e sem a necessidade de encaminhamento médico. A única recomendação é fazer o agendamento prévio. Na Clínica-Escola, espaço no qual alunos acompanham os professores nos atendimentos e lidam com situações reais da prática profissional, o atendimento é humanizado e, após avaliação clínica, o paciente recebe todas as orientações para o autocuidado, e é acompanhado em sua jornada pela busca da saúde.
  

Confira abaixo horários e locais de funcionamento de todas as clínicas-escolas da Newton:  

Clínica-Escola de Enfermagem


Serviços:
 atendimentos à criança, adolescente, mulher, adultos e idosos, grupos educativos para hipertensos e diabéticos, simulação realística e oficinas práticas para treinamento e aperfeiçoamento de alunos e comunidade.
Endereço: Rua Marechal Foch, nº35 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelo telefone: (31) 3516.2624    
Clínica-Escola de Odontologia Serviços: odontopediatria, ortodontia preventiva e interceptativa, dentística, entodontia, periodontia, cirurgia, prótese, disfunção temporomandibular, odontogeriatria, pacientes com necessidades especiais e estomalogia.
Endereço: Av. Silva Lobo 1718 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelos telefones (31) 3516.2616 - 3516.2617 - 3516.2671    

Clínica-Escola de Psicologia


Serviços:
 atendimento psicológico de crianças, adolescentes, adultos e idosos, terapia familiar, avaliação psicológica, orientação profissional, orientações
para desenvolvimento de carreira, palestras para a comunidade, empresas e escolas, plantão psicológico
Endereço: Av. Silva Lobo, 1718 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelos telefones: (31) 3516.2662 - 3516.2666     

Clínica-Escola de Medicina Veterinária


Serviços:
 atendimentos e procedimentos clínicos de pequenos animais, vacinação, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais

Endereço: Rua Marechal Foch, 15 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelos telefones (31) 3516.2491    

Clínica-Escola de Fisioterapia


Serviços:
 ortopedia, neurologia adulto e infantil, cardiorrespiratório, ginecologia e obstetrícia, urologia e geriatria
Endereço: Av. Silva Lobo, 1718 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelo telefone: (31) 3516.2629    

Clínica-Escola de Estética


Serviços:
 limpeza de pele, design de sobrancelhas, drenagem linfática, massagem relaxante, massagem modeladora, reflexologia (massagem nos pés), peeling de diamante, Manthus, cavitação, radiofrequência

Endereço: Av. Silva Lobo 1718 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelos telefones (31) 3516.2644 - 3516.2669    

Clínica de Atenção Farmacêutica


Serviços:
 gerenciamento da terapia medicamentosa, com orientação individualizada e detalhada sobre cada medicamento, de forma a contribuir para a obtenção dos melhores resultados no tratamento farmacológico.

Endereço: Av. Silva Lobo 1718 - Nova Granada
Agendamento da consulta pelos telefones (31) 3516.2629
publicidade