Confederação Brasileira de Futebol 7
Notícia - 27/05/2021 às 18:59:26
ANA ÉRICA: ÁRBITRA CBF7 AGORA TAMBÉM REPRESENTA A CBF
A Diretora de Arbitragem da FF7EM e árbitra do quadro nacional no Futebol 7, Ana Érica passou nos testes para ingressar na arbitragem da CBF.

Por RODRIGO LEAL
VITÓRIA, ES
Árbitra Ana Érica em jogo feminino de Futebol 7, no Maranhão. (Foto: Vagner Grigorio)
Foram vários anos de comprometimento nos treinos e jogos. Uma vida dedicada à arbitragem, seja no futebol 7 seja no futebol de campo. Ana Érica Carvalho Nascimento, 34 anos, é árbitra desde 2010, e começou atuando como assistente pela Federação Maranhense de Futebol. Não demorou muito para ter a oportunidade de mudar de função e assumir o apito nas partidas. 

Enquanto lutava nos campos maranhenses pelo seu espaço, o futebol 7 entrou em sua vida. A qualidade que apresentava a levou ao quadro nacional da CBF7, posição que ocupa há três anos. Hoje, Érica, como é mais conhecida, também acumula a função de diretora da Comissão de Arbitragem da FF7EM.

Nos últimos anos, a árbitra maranhense decidiu mudar de entidade estadual no futebol de campo para buscar novos ares. E foi lá no Tocantins, que veio a grande chance de sua vida. A indicação para o quadro nacional da CBF, em 2020. Como estava grávida, a "professora" das quatro linhas não pode realizar o teste físico no mesmo ano. O resultado só veio neste ano, quando foi aprovada na avaliação física exigida para as mulheres.    

Após 11 anos, Ana Érica poderá atuar como árbitra nos campeonatos nacionais femininos, que são organizados pela Confederação Brasileira de Futebol. Segundo ela, apesar do momento conturbado que vivemos, é uma emoção muito grande poder concretizar esse sonho. "É uma sensação única. Acredito que só quem ama arbitragem sabe o que é isso. Fiquei muito emocionada quando consegui passar nos testes e, mais ainda, quando recebi a minha escala. É um sonho que, em meio a tantas dificuldades, estou conseguindo realizar", comenta.  

A árbitra Ana Érica já tem data para estrear como integrante do quadro nacional da CBF. A primeira escala será como quarta árbitra na partida entre Paraíso E.C. (TO) e Cefama (MA), no dia 05/06, às 16h, em Palmas-TO, pela quarta rodada do Grupo B do Brasileiro Feminino A2 2021.